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Comissão de catequese da Forania Santos Apóstolos – Arq. De Campinas – sp.
"Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria." (Tagore)

sexta-feira, janeiro 11

O CONHECIMENTO CATEQUÉTICO

 
O conhecimento catequético é a ciência - arte que se dedica a sistematizar e aprofundar reflexões sobre a natureza da catequese, bem como suas dimensões e desdobramentos mais importantes. O seu objetivo é múltiplo : trata da Pastoral da catequese em seus diversos níveis e eixos :
·        Catequese com crianças
·        Adolescentes
·        Adultos ;
·        Etc

bem como dos ramos do conhecimento que a sustentam;  :
·        Pedagogia
·        Didática
·        Metodologia
·        Gestão de pessoas

das realidades socioculturais;
·        Catequese na diversidade
·        Afro descendente
·        Indígenas
·        Etc;

...em que se insere, dos agentes, da metodologia;

·        Resolução de problemas
·        Ver, julgas, agir
·        Metodologias ativas na educação
e dos ambientes :
·        Na cidade
·        No campo.
 A  catequese no Brasil, tem uma configuração única na igreja mundial, devido ao contexto social brasileiro. Portanto temos nosso modo particular de abordar os temas e conteúdos como :
·        Campanha da fraternidade
·        Encontros nacionais de catequese
·        Interação fé e vida
·        Etc.
Diante destas particularidades a igreja do Brasil herdou dificuldades como:  a escolarização da catequese, a catequese fechada em etapas, catequese pensada somente para crianças ou apenas sacramental. Mas, também, herdamos o melhor da cultura brasileira como a criatividade popular, as festas, as tradições e a fibra de um povo que acredita sempre na esperança , mesmo diante das dificuldades.
Diante destas conclusões e observações como deve ser a formação a formação dos catequistas? Quais foram as transformações que o conhecimento catequético sofreu e que nós catequistas não acompanhamos?
                                                   Os fundamentos de uma formação inovadora, uma formação que leve a nos atualizar diante dos acontecimentos que mudam tão vertiginosamente a nossa sociedade e comunidade é levar os catequistas a adquirirem competências e habilidades que o levem a diferenciar :  as técnicas usadas na catequese da catequese. para que, a partir desta diferenciação, possam eliminar muitas duvidas que surgem em relação a nossa pastoral e como ela atua nas comunidades. A multidisciplinaridade é um fator decisivo nas praticas catequéticas e mesmo que utilizemos termos e conceitos da educação formal como exemplo : pedagogia, didática, etc, não tem como confundir ou sermos levados a uma espécie de rotina escolar. E também não é necessário negar tudo o que vem da educação formal a ponto de ficarmos a mercê da improvisação. No processo catequético é necessário também planejamento e avaliação. É necessário estes esclarecimento para não ficar duvidas de qual é o alcance de nossas ações e definir qual é o nosso papel como educadores da fé e Cristão.
O conhecimento catequético tem muitos recursos e possibilidades pedagógicas para ser eficiente no processo de compromisso - ensino -aprendizagem, mas só isso não trás o essencial que é criar condições para que a dimensão catequética se torne um momento privilegiado do processo evangelizador e não apenas algo pontual, limitado, que começa e termina em si mesmo.
Desta forma,  nós da comissão de catequese , pensamos em ir além do básico, em, relação as formações  para catequistas, pois temos recursos e conhecimentos que levam a essência das transformações, em que passa a sociedade / comunidade, no qual o catequista esta inserido.
Para que a proposta de dialogo aconteça e a formação atinja seu objetivo é necessário acompanhar a teoria com a reflexão, o estudo com a prática, as orientações gerais com as aplicações concretas.
                                               Nesse conjunto, a catequese constrói alicerces. Ela é fundamental para a pastoral orgânica de várias maneiras: - ela funciona como atividade ( na qual deve explicitar outras dimensões) e como dimensão (que deve estar presente em todas as atividades eclesiais) - ela é a porta de entrada para a comunidade: o nosso Diretório chega a dizer que a comunidade “é o verdadeiro áudio visual da catequese” e acrescenta que “quando não há comunidade, os catequistas, obviamente, ajudam a construí-la.” (52) Nessa condição, ela introduz o catequizando ( e o próprio catequista) aos diferentes âmbitos de ação da Igreja. - ela dá as bases para tudo o que é realizado como resposta à proposta do Reino. Qualquer ação cristã ( ecumenismo, transformação social, liturgia, trabalho missionário, vivência fraterna na comunidade...) vai necessitar da formação que a catequese promove. - ela não é “setorizada”: tem que deixar espaço para opções variadas dentro do conjunto, é feita para que cada um se sinta “Igreja”, parte de um conjunto maior do que suas atividades costumeiras. - ela convida o catequista a um processo permanente de formação, no qual ele vai conhecendo sempre mais o conjunto da Igreja.
Por isso , façamos as palavras do John Ruskin as nossa palavras :  A qualidade nunca é um acidente; sempre é o resultado do esforço e da inteligência".
 
 
 
 

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